sábado, 24 de setembro de 2011

Gadget ajuda crianças surdas a falar melhor

Posted by quer-falar@hotmail.com 18:20, under |



O VV-Talker foi feito para ajudar crianças surdas a se “escutar” e, assim, elas podem falar melhor. É que a surdez impede a fluência na fala porque a pessoa não sabe se está pronunciando as palavras corretamente. Este dispositivo permite que, ao aproximar um sensor de suas pregas vocais, a criança veja na tela um gráfico que indica se suas vibrações vocais correspondem a modulações corretas.

É possível baixar diagramas de aprendizado e inseri-los no dispositivo, além de gravar as vibrações de alguém com audição normal, para que a criança aprenda por comparação.

No meio de tantas invenções inúteis, é sempre bom quando nos deparamos com algo que mantenha viva a chama da esperança na humanidade-enquanto-ser-tecnológico…
(Preciso parar de ouvir Fábio Jr.)

Via Yanko Design
UPDATE: Um tema como o da surdez sempre é delicado. Tentar adaptar os surdos ao que é “normal” para os não-surdos pode, às vezes, parecer com os condenáveis esforços de antigamente de tornar destros os canhotos. Pelos comentários abaixo, dá para ver que o assunto não é tão preto-e-branco assim. Eu, particularmente, gosto da ideia de existir o máximo de alternativas que a tecnologia permite. Quem quer tentar alguma delas, que tente. Sem imposição para nenhum dos lados, claro.